quinta-feira, 27 de março de 2008

BRUNNA FERREIRA

Nome=Bruna Ferreira
Data de nascimento=14 de maio de 1994
Idade=14 anos
Colégio=Estadual Jardim Guanabara
Série=9 “A”
Altura=1,68


Amigas

Eram duas amigas, de brincar de boneca, de ir a escola juntas, eram boas amigas mas o destino separo-as.Que coisa não elas tinham certa diferença: uma tinha mais condições que a outra.
Um certo dia elas se reencontraram em uma clínica quando se olharam olho no olho, elas não acreditaram que aquilo fosse verdade.
_ Ligia quanto tempo!
_ Ana clara como você está jovem e bonita.
_ Obrigada! Vamos para o meu consultório;
_ Puxa é lindo! É seu?
_ Claro! E você faz o que da vida?
_ Nada, só cuido da casa, meu pai nunca me deixou trabalhar.
_ Mas por quê?
_ Por que ele falava que nós tínhamos dinheiro suficiente para vivermos!
_ Mas você não parece está, nada bem de situação!
_ Por que você acha isso?
_ Desculpe falar mas olha o seu cabelo parece que não penteia a semanas olha suas roupas parece que foi batida varias vezes !
_ E você sua lagartixa branca, pensa que é quem pra falar assim de mim?
_ Eu sou a Doutora Lígia que era pobre mas com esforço venceu na vida.
_ Eu também venci, tenho um marido (bêbado e velho) mas tenho, treze filhos para cuidar, uma casa pequena mas tenho onde morar.E você aposta que dormi aqui!
_ Tenho várias propriedades e você? Aposto que mora de aluguel?
_ Agora me diz: você tem um amor?
_ Um silencio tomou conta do consultório, viraram as costa e nunca mais ouviram falar, uma da outra.

quarta-feira, 26 de março de 2008

CULTO ECUMÊNICO/19/03/08


Ecumenismo não é a compilação de doutrinas e tradições existentes, mas a criação de uma nova visão de mundo e de uma idéia de um Deus que abrange todas as religiões. Portanto, com base nessa idéia, a Gestora Vitória Laginestra da Silva realizou juntamente com a equipe pedagógica do Colégio Estadual Jardim Guanabara, um Culto Ecumênico em 19/03/08, presidido pelos líderes religiosos Pastor Luiz e Padre Edmilson, onde os mesmos transmitiram uma mensagem de amor e respeito pela vida

LARISSA SOARES BORGES/ 9º B





Larissa Soares Borges
Aluna do Colégio Estadual Jardim Guanabara no 9 ano, turma 9B
Ganhou o concurso de redação na escola municipal Pedro Costa de Medeiros e ficou entre os dez classificados no concurso de redação do jornal Tribuna do Planalto com o tema “Trânsito: quem precisa de educação?”










Amigas


Eram grandes amigas, de infância de primeiras cartinhas e amores,
amigas até o destino as separarem, mais ou menos uns 20 anos de idade.
Após muitos anos, passando pela rua, não acreditavam no que seus olhos viam, olharam-se de novo e correram em direção uma da outra, foi um alegre reencontro, um longo abraço, se olharam alguns segundos, havia 15 anos que não se viam.
_ Não acredito! É você mesmo?! Que saudades.
_É sou eu, mas e você como está?
_E stou ótima, mas já você... Bem...
_Eu o que? Não acha que estou bem? É isso?
_Imagina amiga, que isso, é claro que está bem, ta tudo em cima heim.
_Há bom.
_tudo em cima, peito em cima do umbigo, barriga em cima das chochas e o bumbum... Prefiro não comentar.
_O que? Ficou louca sua velha muxibenta? E esses pés de galinha em seu rosto? Ou será de perua?
_Velha eu? Louca ficou você, acho que o tempo fez mal para o seu corpo e para os seus neurônios, já eu posso até está um pouquinho acima da idade, mas...
_Como assim um pouquinho acima, você está é passada, isso sim, aliás, passada não amarrotada, ta parecendo peça de museu, uma antiguidade.
_É, mais eu pelo menos não tenho estrias e celulites, vai ter que comprar um caminhão de terra para tampar esses buracos, ta caidaça heim.
_Aaaaaaaà !!!! Agora chega você ta ficando neurótica sua maluca, a verdade é que você não mudou nadinha, continua chata, falsa e feia, sempre achei isso de você e vejo que tempo só te deu velhice porque maturidade...
_Chega você, não quero, mais ouvir sua voz, sua falsa ridícula.
Deram- se as costas e apartir daquele dia, inimigas de infância, uma triste despedida.

A ESCOLA"Escola é...o lugar onde se faz amigosnão se trata só de prédios, salas, quadros,programas, horários, conceitos...Escola é, sobretudo, gente,gente que trabalha, que estuda,que se alegra, se conhece, se estima.O diretor é gente,O coordenador é gente, o professor é gente,o aluno é gente,cada funcionário é gente.E a escola será cada vez melhorna medida em que cada umse comporte como colega, amigo, irmão.Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.Nada de conviver com as pessoas e depois descobrirque não tem amizade a ninguémnada de ser como o tijolo que forma a parede,indiferente, frio, só.Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade,é criar ambiente de camaradagem,é conviver, é se ‘amarrar nela’!Ora , é lógico...numa escola assim vai ser fácilestudar, trabalhar, crescer,fazer amigos, educar-se,ser feliz."


de Paulo Freire

Colégio Estadual Jardim Guanabara


A Cidadania que se cultiva, ao mesmo tempo proporciona o respeito
as Diversi-
dades!